Na noite desta terça-feira (22), o Corinthians foi a campo na Neo Química Arena contra o Estudiantes em partida válida pelas quartas de final da Conmebol Sul-Americana. Em campo, o Timão levou a melhor e venceu a equipe argentina pelo placar mínimo.
A recente eliminação da Copa do Brasil fez o Corinthians passar a enxergar a Sul-Americana como prioridade. Com titulares em campo, o técnico Vanderlei Luxemburgo sabia das dificuldades que seriam impostas pelo Estudiantes.
Logo nos primeiros minutos de um jogo muito equilibrado, o Timão conseguiu abrir o placar com o zagueiro Gil. Aos 16′ minutos de partida, após Renato Augusto levantar na área o xerifão corintiano se desvencilhou da marcação para aparecer no segundo poste e chegar chutando de primeira para o fundo do gol.
A desvantagem no placar fez a equipe Argentina forçar mais e até criar boas oportunidades para finalizar. Contudo, Cássio, o gigante corintiano, foi um paredão e mesmo quando não conseguiu chegar na bola, contou com a sorte e a trave para ajudar na defesa.
No segundo tempo, no que seria a melhor oportunidade de gol para o Corinthians, o meia Gustavo Mosquito recebeu de Yuri Alberto a bola para ampliar a vantagem. Porém, dentro da área e sem goleiro, o meia corintiano mandou por cima do gol.
O equilíbrio se manteve até os minutos finais da partida e a equipe de Luxemburgo não conseguiu ampliar a vantagem. Menos mal que os argentinos também não conseguiram chegar ao gol de empate. Assim, final Corinthians 1×0 Estudiantes!
Luxemburgo lamenta gol desperdiçado e penalidade não marcada
Após a partida, em coletiva de imprensa, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi questionado sobre a vantagem mínima de apenas um gol. O treinador lamentou em especial a oportunidade perdida por Gustavo Mosquito, mas a reconheceu como situação normal de jogo.
“O mesmo cara que deu o empate para a gente contra o Cruzeiro, hoje não deu. Faz parte do futebol. Conseguimos uma boa vantagem para o jogo de lá, mas antes de ir para lá temos que jogar o jogo do Brasileirão”, ponderou o treinador.
Questionado sobre pênalti não marcado em toque duplo de mão dentro da área do Estudiantes, Luxemburgo foi objetivo. “O pênalti da mão, acho que sim, foi pênalti. Não sei se faríamos o gol ou não, mas foi. Isso é complicado, porque jogamos contra uma equipe que tem qualidade e isso faz diferença no jogo. Um jogo desta importância, difícil, com VAR e tudo, teria que marcar”, lamentou o treinador corintiano.
Homenagens Corintianas
Ainda antes da bola rolar a torcida do Corinthians prestou homenagens aos sete torcedores mortos em acidente de ônibus na Grande BH, na madrugada do último domingo (20). No meio da torcida bandeiras, banners e fotos de: Allan, José, Hamilton, Vanderlei, Renan, Rodrigo e Andrew, foram destacadas como forma de homenagem às vítimas.
Além disso, além do tradicional minuto de silêncio, a torcida também permaneceu sem se manifestar durante mais seis minutos. Totalizando sete em homenagem aos sete corintianos mortos. Assim também, as bandeirinhas de escanteio que foram cobertas com bandeiras pretas e as faixas nos braços dos jogadores destacavam o sentimento de luto coletivo.
Resultado da partida
A vantagem mínima no placar pode não parecer muito e de fato não é. Contudo, dá ao Corinthians a chance de jogar pelo empate na Argentina. Além disso, mesmo em caso de derrota também pelo placar mínimo por lá, o Timão ainda poderá contar com o gigante Cássio para avançar nos pênaltis.
Próximo jogo do Corinthians
O Corinthians agora retorna a campo no próximo sábado (26), quando recebe na Neo Química Arena o Goiás. A partida será válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.